18.10.16

o Parc du Cinquantenaire





Agarro-me firmemente a um dos pilares do metro enquanto berro:
- JOANAAAAA, porque é que isto está a andar tão rápido??
- Rápido? Achas que a velocidade está rápida? - ria-se ela.

Dizer que é o dobro do andamento do metro de Lisboa, é pouco. Aquele pequeno TGV subterrâneo não perdia tempo e eu - pessoa com um equilíbrio considerado bastante satisfatório - que me agarrasse ao que visse mais fixo. Vindas directamente de Stockel, saímos na estação de Merode que ficava na mesma linha. Um pequenino oásis verde de 30 hectares surgiu-nos à frente. Agora percebia porque é que o Parc du Cinquantenaire era uma das maiores atracções em Bruxelas. Quem não se maravilhava com aquele espaço todo de jardins sem fim e impecavelmente cuidados? Vi bastantes jovens de toalha estendida a aproveitar os primeiros raios de sol, outras tantas famílias em modo pic-nic e a verdade é que não era para menos. Atrás de nós começava a Avenida de Tervueren e por cima estavam as arcadas mais imponentes de Bruxelas. 

Aquele momento, aquela visão, aquela tranquilidade... é algo que vos aconselho como um must visit! É no edifício que enquadra o arco que também estão instalados vários museus. Aqueles que mais destaco são: o Museu Militar e o respectivo salão só para vários tipos de aeronaves e o Autoworld. Um museu de carros europeus e americanos desde o final do século dezanove ao final do século vinte. É aqui que poderão encontrar os clássicos e vintage bentley e suspirar pelas limousines que pertenciam à família real belga. 

Não demorou muito tempo até captarmos a essência de baunilha. Aliás, mais tarde vim a descobrir que difícil era encontrar um sítio em Bruxelas em que não me sentisse invadida pelo aroma das gouffres acabadas de fazer. Se Bruxelas tivesse apenas um cheiro dominante, seria sem dúvida esse. Descobrimos a culpada a poucos metros de distância. Uma carrinha ambulante que nos tentava a cada passo dado em sua direcção. Não resistimos e partilhámos uma gouffre. Não era má mas também não era a melhor (sim, é verdade, mesmo com esse aspecto irresistível e fotogênico que comprovam na fotografia. Mais tarde dir-vos-ei onde comi as minhas preferidas). 

Percorremos todo o parque enquanto ela me metia a par das últimas novidades e me aliciava a ir sair ainda naquela mesma noite. Conversámos, andámos e rimos até chegarmos a Schuman. A seguinte estação de metro que era habitada pela Comissão Europeia. A quantidade de bicicletas era impressionante. A quantidade de homens de fato a andar de bicicleta ainda o era mais. E a atitude de I'm Sexy and I know it não ficava atrás. As bicicletas eram para os belgas como as vespas são para os lisboetas. Um ícone de estilo só que um pouco mais avançado a nível da saúde e do ambiente. 

- Anda! Despacha-te! Vais ter tempo para tirar mais fotos! Isto aqui vai ter que ser sempre "siga, sigaaa, sigaaaaa"! E olha, já estamos atrasadas que eu combinei com eles em Ixelles às oito e meia - apressava-me ela como quem já conhece a peça e sabe que poderia estar ali perdida nas horas a fotografar cada canto. Mas o que é que eu poderia reclamar? Estava na capital da união europeia e como era esperado em qualquer capital, não havia tempo a perder. 

4 comentários:

  1. Que vistas lindíssimas! Também não me admira nada que esse parque seja o mais das melhores atrações da cidade, de facto é mesmo lindo .
    Aqui também devíamos de ter esse hábito, de andar mais de bicicleta, é mais saudável, mas económico e mais amigo do ambiente. Mas infelizmente nem as nossas estradas estão adaptadas para isso.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu estou com alguma fé nesta quantidade de obras em Lisboa e a querer acreditar que realmente se vai tornar mais fácil e cómodo andar de bicicleta. Mas vai continuar a ser muito limitado porque as pistas apenas vão estar na zona central da cidade...
      Beijinho*

      Eliminar
  2. As fotos estão tão giras! Há sítios lindíssimos na Bélgica! (cada vez mais in love....)
    Beijinhos!
    http://wallflowerbyines.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Copyright @ patricia. Blog Design by KotrynaBassDesign