25.2.18

Segundo dia em Paris (Tarde & Noite) // Roteiro



Montmartre // Basílica do Sacré Coeur 
Foi nesta altura e por estarmos perto de uma estação de metro que comprámos aquele pack de 10 bilhetes para transportes. Apanhámos um autocarro na Rue du Louvre até à zona de Montmartre. Durante a viagem, as diferenças foram aparecendo. Aquele luxo e requinte do centro alterou-se para ruas mais estreitas e tradicionais. Subimos umas escadas infernais até chegarmos à Sacré Coeur. No miradouro, tínhamos a nosso alcance uma das mais badaladas vistas sobre Paris, embora sem a Torre Eiffel. Numa pequena esplanada ali perto com loja incluída, encontrei preços bem mais acessíveis. O café estava terrível mas foi nessa mesma loja que comprei os souvenirs que tinha idealizado. 


Le Mur des Je t'aime 
Voltámos a descer, agora pelo lado oposto, entrando em pequenas ruas de portas baixas até encontrarmos o mercado, junto à parede dos Eu te Amo, na Place des Abbesses. A parede, tal como o nome indica é conhecida por ter "amo-te" escrito em 250 línguas. Um verdadeiro cantinho romântico na cidade mais conhecida por esse tema. Havia imenso movimento naquela pequena praça escondida do centro da cidade e a enorme fila para os crepes de nutella despertou a nossa atenção. É sempre assim, não é? Onde há fumo... há fogo e neste caso, onde há fila... é porque deve ser bom. Ou então não mas no desconhecido fica impossível de fazer outro tipo de julgamento. Continuámos a caminhar até chegarmos à avenida principal daquela zona, a Boulevard de Clichy, onde se encontra o famoso cabaré.

Moulin Rouge
O Moulin Rouge foi o meu filme preferido durante muito tempo. Lembro-me do dia em que o meu pai foi buscar a cassete com o filme. Vinte minutos depois estava chateado por ser um musical e arrependido de o ter escolhido. Eu, com sete anos e que só comecei a ver o filme com ele naquela tarde por puro acaso, estava deslumbrada. A entrada de Satine naquele baloiço, a música "Your Song" cantada pelo Christian, a revolta no espetáculo final e o desfecho do filme marcaram-me até hoje. Vi aquele filme quantas vezes me deixaram naquelas 24 horas de aluguer a que tínhamos direito. Mas mais importante, descobri a minha paixão por musicais. Estar frente a frente com aquela imagem tão vermelha quanto familiar, era algo que já há muito tempo queria e foi tão bonito quanto imaginei. 

Arco do Triunfo 
O próximo passo foi ir até ao Arco do Triunfo. A ideia inicial era apanharmos o pôr do sol lá em cima mas o horário de Inverno foi demasiado apertado para isso e às seis da tarde já estava noite cerrada. Se seguirem o roteiro deste dia, a linha de metro junto ao Moulin Rouge é a mesma que nos deixa no Arco do Triunfo (o que acaba por ser perfeito). Chegados à rotunda, entrámos numa passagem subterrânea onde comprámos os bilhetes para ter acesso ao rooftop. A subida é novamente grátis para menores de 26 anos e basta mostrar o cartão de cidadão para ter direito ao bilhete. Agora, preparem-se para subir. Acho que nunca subi tanto degrau seguido na vida, Pior, sempre numa escada em caracol. 

Arco do Triunfo Rooftop 
Chegámos lá acima esganados. Correcção: esganada. Ele diz que não foi assim tão cansativo "lol". Claro que não, foram só 284 degraus, nada demais. De qualquer forma, se vão a Paris, não percam esta subida e não digo isto porque quero que sofram o que eu sofri. Na verdade até quero - para me darem razão - e acima de tudo, para terem acesso a uma das melhoras vistas e enquadramentos da cidade. Daquela rotunda onde está o Arco, partem as ruas mais importantes e claro, há toda uma vista imponente para a Torre Eiffel com a distância certa para ela não ser o elemento central da fotografia nem somente parte da paisagem. 

Champs Élysées 
Descemos e fomos até aos Campos Elísios (muahahah). Foram anos a ouvir falar dessa avenida em todo o lado e finalmente, lá estava eu, sentindo-me uma formiga no meio daquela grandiosidade em acção. São dois 2km em linha recta de lojas, movimento e muito luxo. 

Pizzaria Vesuvio
Deixámos o jantar a cargo da espontaneidade. Acredito que muitas vezes é assim que se encontram as melhores surpresas. E as piores também, mas sou uma pessoa bastante positiva ou pelo menos assim tento. Sem expectativas mas com muita fome, escolhemos uma pizzaria de aspecto acolhedor, pelo menos assim diziam as bochechas rosadas de quem se encontrava no seu interior. "É aqui" e ali foi. A pizzaria tinha imensas opções e preços bastante acessíveis. Não foi a melhor pizza que já comi mas foi das vezes que me soube melhor. O cansaço da viagem quase foi esquecido com o calor daquele lugar.

Torre Eiffel à noite 
Terminámos o dia descendo a avenida até a Place de La Concorde e indo de novo até à Torre Eiffel. Ainda só a tinha visto durante o dia e já não voltaria a ter oportunidade de a ver à noite, então aproveitámos estes últimos momentos do dia para isso. A surpresa foi apanha-la com todo aquele show de luzes que ela faz mas nunca ninguém sabe quando acontece. Foi tão tão bom! A Torre é linda em qualquer altura mas com aquelas luzes e brilho consegue ser realmente mágica.  

4 comentários:

  1. Paris é mesmo encantador e é bom regressar lá através das tuas fotografias :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo teu comentário, Beatriz! Fico feliz por teres gostado! :)

      Eliminar
  2. Patricia amei este Post! Já sigo o teu trabalho há algum tempo e adoro! Entrei hoje para o Mundo dos blogs, espero que consigas espreitar um bocadinho do meu trabalho! Continua a ter muito sucesso, beijinhos <3

    https://fashioninsilver.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi, Lara! Que bom ouvir isso!
      Claro que sim, podes contar com a minha visita e sê bem-vinda! :)
      Beijinho*

      Eliminar

Copyright @ patricia. Blog Design by KotrynaBassDesign