2.11.16

Bruges, o que fizeste aos teus relógios?


Para ser sincera nunca tinha ouvido falar de Bruges. Quando a Joana mencionou como opção visitarmos a cidade, disse-lhe que sim simplesmente porque tudo na altura era motivo de entusiasmo. Mais tarde, recebi o meu primeiro guia de viagem citypack - oferecido pela minha querida e viajada tia - e fiquei rendida às descrições de Bruges. Foi aí que a visita ficou logo marcada como obrigatória.

A cidade situa-se a uma hora de comboio de Bruxelas e o seu centro histórico fica apenas a 2km da estação. Sim, é bastante pequenina mas muito especial. A sensação que tive quando me embrenhei pelas ruas a dentro foi logo: o que aconteceu aos relógios daqui? Pararam? Não existia uma ponta de modernismo. A cada rua que virava, tudo se tornava ainda mais pitoresco. Por momentos, pensei ter viajado uns séculos atrás no tempo. Ruas estreitas pintadas de calçada, pontes desertas mas não menos conservadas, canais de água atravessados por pequenos barcos, carruagens puxadas a cavalo em cada esquina e eu dando voltas de 360º para conseguir absorver tudo. 

Não havia grandes multidões, era tranquilo e ao mesmo tempo majestoso. Tentava perceber o que tornava aquela atmosfera tão encantadora mas não conseguia apontar apenas um motivo. Era o seu conjunto. Perdemo-nos pela cidade a andar sem destino certo. Cada rua em que entrava era mais fotogênica do que a anterior. Se pudesse colocava aqui 100 das fotografias que tirei e mais gostei, todas são surpreendentes. 

Umas casas ao melhor estilo gingerbread depois e estávamos na Grote Markt. Não havia como não passar por ali, uma verdadeira gracinha pitoresca que se torna arrebatadora quando nos viramos para o Belfry. O Belfry (ou Campanário) tem 83 metros de altura e uns modestos 366 degraus possíveis de subir até chegar ao seu topo. É um dos principais símbolos da cidade e com razão.  

Lembram-se da foto que meti da MAC no instagram? Pois bem, foi tirada numa das suas ruas adjacentes.  A mim ainda me custa acreditar que aquilo que vi era mesmo real. Aliás, qualquer indício de vida moderna - naquela cidade de charme medieval intacto - era de voltar a olhar uma segunda vez para confirmar. Uns passos depois e claro, uma chocolaterie! Não sei se já perceberam, mas tentei guardar uma iguaria típica para cada dia e aquele era sem dúvida, o esperado dia do chocolate. Aiii, que perdição. Os chocolates eram só qualquer coisa ainda antes sequer de os provarmos. Tantos e tão diferentes que uma pessoa acaba por esquecer os seus próprios critérios de selecção. Eu, que toda a vida me conheci a escolher sempre o mesmo tipo de chocolate com o mesmo tipo de recheio, conseguir diversificar ao máximo sem o mínimo esforço. Nota negativa para as trufas que ainda não foram desta que me conseguiram convencer.

Eu não sei quanto a vocês, mas eu se fosse minha leitora não resistia a ir visitar este património medieval do romance. 

4 comentários:

  1. Estou verdadeiramente apaixonada! Que sítio liiiiiiiiiiiiindo!!!! Parece saído de um filme!


    A Sofia World

    ResponderEliminar
  2. Eu, como tua leitora, já quero ir aí há muito tempo ( desde que comecei a ler o teu blog, vá), mas não há dinheiro, sou pobre ahahahah xD. Falando mais a sério, um dia quero ter oportunidade de passear por essas ruas, são mesmo lindas!
    Bruges parece mesmo uma cidade mediaval, mas eu adoro o estilo desta, adoro coisas históricas antigas.
    Muito obrigada pelo elogio que deixaste ontem no meu blog, mas deixa-me dizer-te, as tuas fotos têm muito melhor qualidade do que as minhas, as tuas fotos fazem-nos querer saltar do ecrã para aí!
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  3. Meu Deus, derreti com as tua fotos completamente!

    ResponderEliminar
  4. Vou dizer à minha mãe que a próxima viagem é A Bruxelas! Eu estou apaixonadíssima!
    Que sitio lindo essa cidadezinha! E esses chocolates...
    Ansiosa pelo próximo post!
    Beijinhos
    http://wallflowerbyines.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Copyright @ patricia. Blog Design by KotrynaBassDesign