6.11.16

A minha última noite em Bruxelas


Para a minha última noite em Bruxelas, decidimos ir jantar fora. Aconselhadas por um amigo da Joana, fomos os quatro experimentar os Les Moules, um prato de mexilhões muito conhecido na Bélgica. O restaurante chamava-se chez Leon e situava-se numa das ruas que dá acesso ao Delirium, o bar do último post (aqui). Eu e a Joana experimentámos os mexilhões simples que são servidos numa panela e eles pediram com molho de queijo e molho de tomate. Eu sou fã de marisco e praticamente quase tudo o que venha do mar - excepto polvos - e posso-vos dizer que o sítio correspondeu plenamente às nossas expectativas. Os mexilhões estavam com óptimo aspecto, sem nenhum grão de areia e viam-se que eram frescos. O atendimento também foi bastante simpático tendo em conta as inúmeras perguntas que fizemos sobre o menu. Além do mais, era impossível esquecer-me de onde me situava. A decoração das paredes e janelas expirava Bruxelas. 

Terminei a noite a admirar a Grand Place com a Joana. De dia, já era deslumbrante mas à noite ganhava um brilho especial, tornava-se imponente. Sentámos-nos novamente no chão e falámos sobre a experiência dela em erasmus e como aquilo a estava a mudar. 

- Tens que fazer erasmus. Não podes deixar de fazer! - dizia-me ela.

Ela não me mencionava as festas, a bebida, as férias sobre responsabilidades académicas como razão. Ela queria que eu fizesse para descobrir parte de mim que só se descobre estando fora. A conversa foi longa e daquelas que nós gostamos. Fez-me ver coisas como nunca antes as tinha ponderado. Abriu-me janelas sem fechar portas. Um momento bem especial que guardo com estas fotografias. Também foi o meu último lá. Na manhã seguinte, embarquei de volta a Portugal. A viagem? Fi-la toda a dormir. Já não me assustava andar mais de avião ou perder-me onde quer que fosse. Sentia-me tranquila comigo mesma e com muitas saudades de casa. Também sabia que ia regressar à Grand Place. Não era uma despedida. Era um pin que queria voltar a repetir muitas vezes no meu planisfério. 

-  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  

Este é o último post que faço sobre a minha viagem. Espero que tenham gostado e um dia ainda ainda vos seja útil. Para facilitar, fiz um novo separador dentro das Categorias para terem um acesso mais rápido a todos os posts sobre Bruxelas. Sei que me ausentei e que de alguma forma vos desiludi. Há muitos meses que tinha estas fotos guardadas e sabia que era com elas que queria voltar. Mas às vezes é preciso sair um pouco da bolha. Criei o blog e com ele nasceu uma responsabilidade, é verdade. Mas quero que percebam que além de fazer este trabalho com imenso gosto, carinho e dedicação, nunca vos escrevi nada contrariada ou com menos motivação. Por essa mesma razão, não quis forçar nada e simplesmente 'adormeci' na blogosfera. No entanto - e é maioritariamente por isso que vos escrevo este parágrafo - quero agradecer-vos muito por todas as mensagens que me enviaram a perguntar se estava tudo bem ou a dizerem-me para não desistir do blog. Principalmente aquelas que diziam ter saudades. É muito bom perceber que o que escrevo aqui é reconhecido por vocês a esse ponto. Quero que saibam que desistir do blog nunca vai ser uma hipótese em cima da mesa. Eu adoro isto :) 

5 comentários:

  1. Fico tão mas tão contente por teres voltado! Durante este tempo todo ia ao teu blog todas as semanas "deve ter acontecido algum erro e deixei de receber a notificação no blogger". Quando finalmente apareceu "The Brunette Lingerie" fiquei doida! Obrigada por esta mini série, foi excelente e o melhor regresso do mundo!
    Um grande beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah muito obrigada, Inês!
      Sei que és das minhas leitoras mais atentas e queridas e aquece-me o coração
      ver a tua reacção ao meu regresso nos últimos dias.
      Obrigada por todo o apoio e um mega mega beijinho*

      Eliminar
  2. Tens-me feito aumentar a minha vontade de descobrir Bruxelas (:

    ResponderEliminar

Copyright @ patricia. Blog Design by KotrynaBassDesign