24.2.18

Segundo Dia em Paris (Manhã) // Roteiro


Acordei sábado de manhã com 15 km de caminhada no corpo. A vontade de ficar deitada era mais que muita mas o excitement de tudo o que tinha ainda por descobrir batia mais forte. Além do mais, era dia de ir experimentar o - tão pesquisado por mim como - melhor croissant de Paris. Não demorámos muito e antes das 9h já dizíamos bonjour à recepcionista enquanto encostávamos a porta de saída.

1 - DES GATEAUX ET DU PAIN 
Caminhámos até à Rue du Bac número 89. Não ficava muito longe. Virámos numa rua mais estreita e encontrámos o cruzamento. Des gateaux du Pain surgiu com charme e requinte. Não era uma pastelaria para sentar. Ali só se podia apreciar, (tentar?) escolher e levar. Não fez diferença porque já estávamos a ficar fãs do modo take away e tínhamos acabado de começar o roteiro. Ele escolheu um pão de chocolate e eu um croissant simples. Achei bastante curioso mas em nenhum dos quatro dias que estive em Paris consegui encontrar um croissant de chocolate. Não é que tenha realmente tentado e até poderei ter ficado com a impressão errada mas fiquei com a ideia de que não é comum para os franceses juntarem o croissant ao chocolate nas pastelarias. O que até acaba por ser um pouco whaaat?! Sendo eles conhecidos por terem os melhores croissants, como assim não disponibilizam a versão com chocolate? Mas é verdade. Em todas as vezes que perguntei se tinham com chocolate respondiam-me: "Do you mean pain au chocolat?". O que até pode ser semelhante mas eu queria mesmo com o formato de croissant. A minha conclusão sobre isto foi: talvez só tendo o croissant mais simples disponível possibilita comparar e realmente apreciar a receita da massa do croissant sem desvios. Ahahaha agora foi um pouco rebuscado mas achei ponderável. E acreditem que acontece porque em todas as vezes que como pizza ao lado de um dos meus grandes amigos, ele só pede uma: Margherita, a mais simples e tradicional. A razão? Só assim consegue realmente ver se a pizzaria se distingue pela sua qualidade. Smart Guy! 

2 - MUSEU DO LOUVRE
Voltámos à rua principal que terminava na Pont Royal e chegámos. Na minha ingenuidade e de forma completamente honesta, sempre olhei o Louvre como aquela pequena pirâmide que com certeza seria entrada para algo maior nos pisos subterrâneos. Nunca pensei que fosse todo aquele edifício envolvente e que todo esse mesmo edifício fosse tão grande! Uma pessoa se quiser (e assim fizer questão), consegue - na boaaa - fazer um roteiro de 4 dias só pelo Louvre. A entrada é gratuita para quem tem até 25 anos (incluídos) e só é preciso apresentar o cartão de cidadão que basicamente vai funcionar como bilhete sempre que quisermos entrar na zona das exposições. A Mona Lisa, tal como esperado, é a rainha do museu. De 10 em 10 passos encontramos alguma indicação por onde continuar para a encontrar. Não fiquei desiludida com o quadro ser pequeno porque já estava farta de ver essa piada pela internet fora. Até fiquei a achar que ele só parece assim tão pequeno porque está rodeado de quadros enormes que ocupam paredes de cima a baixo. Gostei muito de ver uma parte da exposição que é sobre a construção do Louvre. Num dos pisos subterrâneos é possível ver partes da muralha de uma fortaleza antiga construída para se protegerem dos vikings. O mais engraçado é quando acedemos a um vídeo que nos mostra o próprio corredor onde estamos há mesmo muito tempo atrás. Depois, a exposição do Egipto. Quem não ama aquelas esfinges e múmias? Muito giro e interessante, mesmo!  

3 - PRET A MANGER
Mesmo junto ao museu, encontramos a Rue du Louvre. Almoçámos no Pret A Manger dessa rua e matei as minhas saudades deste sítio em Londres. Comi uma tosta fabulosa e quentinha de mozzarella & pesto com um cappuccino de soja. É dos meus sítios favoritos desde que o conheço e fiquei muito feliz por saber que também estavam em Paris. Apesar de ser titulado como uma fast-food britânica, não tem nada a ver com a ideia de fast-food que temos. Há imensas opções de produtos naturais e frescos e até ovos cozidos. Lá é possível tomar-se pequeno almoço, almoço, lanche e jantar. Somos nós mesmos que escolhemos o que queremos levar para a mesa em modo supermercado/café.

Dividi esta publicação em duas partes ou tornava-se demasiado longa. Esta primeira parte foi onde passámos a nossa manhã e amanhã vai sair a segunda parte com a tarde e noite incluída. Espero que estejam a gostar e até já. 

2 comentários:

  1. Achei bastante curioso o facto de a maior parte das pastelarias não terem croissant com chocolate. Também achava isso, Paris, conhecida pelos seus croissants divinais ( que um dia quero ter o prazer de provar), teria com chocolate.
    As fototgrafias estão incríveis, curiosa para ler mais posts sobre Paris :).
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi, Cherry!
      Tal e qual! Também foi mesmo surpreendente para mim!
      Acredito que haja em supermercados, mas nas pastelarias (até mais conhecidas pelo croissant) não encontrei mesmo.
      Obrigada pelo teu comentário! ♥

      Eliminar

Copyright @ patricia. Blog Design by KotrynaBassDesign