20.2.18

Primeiro Dia em Paris // Roteiro


Em tempos idos, cheguei a acordar vendo stories de amigos meus no aeroporto pelas cinco da manhã. Via aquelas fotos no instagram e só pensava quão malucos seriam. Acabei por ser, também eu mesma, a louca. O voo que escolhi era beeeem cedo e obrigou-me a fazer a minha primeira directa completa da vida. Apanhámos um uber até ao aeroporto e voámos até Beauvais às seis e meia de manhã. Não consegui dormir no voo com o entusiasmo e acabei por ter a experiência de ver o nascer-do-sol lá de cima. Foi lindo. Acho que não há mesmo outra palavra para descrever. Genuinamente lindo.

Beauvais - Paris
Beauvais fica a 100km de Paris e o aeroporto não fica dentro da cidade. Pesquisei qual a melhor forma de ir do aeroporto até ao centro de Paris e a melhor opção era a única opção ponderável: de autocarro. Comprei os bilhetes através da internet e levei-os impressos. Sou bastante apologista de um mundo cada vez mais digital (e sustentável) mas... o meu conselho para vocês em territórios desconhecidos é terem mesmo o papel na mão. Vi imensas pessoas com dificuldade em validar os bilhetes por os levarem no telemóvel. Vocês não querem isso. O preço do bilhete de autocarro (só ida) é 17 euros e 29 euros para ida e volta. A minha dica é comprarem mesmo online - para evitarem mais filas desnecessárias por lá - e aproveitando a promoção. Fiz isso e correu tudo muito bem. No aeroporto surgem logo indicações para apanhar o autocarro e o serviço de partidas para Paris estava sempre em modo non-stop.

A viagem fez-se em uma hora. Tal como estava previsto, o sol começou a surgir. Acho que nisso tivemos imensa sorte porque fomos recebidos com um tempo fabuloso quando comparado com o que vinha a ser desde há duas semanas. Ver a Torre Eiffel cada vez mais perto proporcionou aquele reality shock. "Ok, é mesmo verdade, estamos mesmo aqui". Achei engraçado avistar a Torre de Montparnasse (altíssima, não há como não ver) e perceber que já me conseguia localizar. Sabia que o meu hotel era ao lado e tinha tentado fixar como ponto de referência. Afinal, estudar o mapa de Paris não era assim tão complicado. Quando chegámos a Porte Maillot - uma zona ainda um pouco fora do centro mas perto do Arco do Triunfo - procurámos pela paragem do bus 83.

Transportes em Paris
Sabia que era este o autocarro que tínhamos de apanhar porque encontrei um site genial onde me era mostrado todos os caminhos que queria fazer. Não sei se conhecem mas chama-se Moovit e bastava escrever onde estava (ou até detectava automaticamente) e para onde queria ir. Mostrava-me as melhores opções, tanto de autocarro como de metro. Decidi começar por fazer a viagem de autocarro porque não queria perder nada e sim, ver tudo durante o caminho. Neste dia não comprámos bilhetes para os transportes. Uma amiga tinha lá estado há pouco tempo e ofereceu-me os bilhetes que lhe sobraram. Quando procurei pelo pack de bilhetes mais vantajoso, aquele que achei melhor foi o de comprar 10 bilhetes por 15 euros. Estes bilhetes podem ser comprados nas estações de metro e outros locais, mas acho que acaba por ser sempre mais fácil encontrar no metro. Também têm a possibilidade de comprar bilhetes diários mas num pack de dois - por exemplo - mas os dois dias têm que ser seguidos. Isso no meu caso não seria o mais benéfico porque domingo não ia estar em Paris. No entanto, não deixa de ser sempre uma opção a ponderar se fizerem turismo pela cidade durante alguns dias seguidos.

Seguimos no bus 83 até Vavin, atravessámos o Rio Sena e o percurso até encontrar a Rue Campagne Première (onde estava o hotel) foi muito fácil de encontrar numa caminhada de 10 minutos. Deixa-mos as malas no hotel que já vos mostrei (aqui) e começámos finalmente o nosso roteiro.

1 - Trocadéro
Primeiro apanhámos o metro em Raspail até a estação de Trocadéro (a linha é a mesma). Quisemos ir lá porque... quem é que não quer ir lá?! É o sítio mais instagrammer de Paris, Tem as famosas escadarias e uma das melhores vistas para a Torre Eiffel. Daquelas que dá para enquadrar numa fotografia sem lhe cortar uma parte ou ter que se sujeitar a um plano contra picado demasiado forçado.  

2 - Champs de Mars
Este nome pomposo pertence ao jardim nas traseiras da torre (para quem a vê do lado do rio). É muito fácil chegar lá partindo do Trocadéro. Adorei ver os retratos que estavam a ser pintados quando atravessei a ponte. Tudo tão romântico e parisiense que era impossível não sentir todo um charme muito característico.

3 - Rue de l'Université
Afinal enganei-me! O sítio mais instagrammer de Paris é aqui! Supostamente é uma dica "segredo" mas cada vez mais esta rua é paragem obrigatória. Não há quem resista a este cantinho com a torre ao fundo e eu só lhes posso dar razão!

4 - Pont Alexandre III e a Place de La Concorde
Partindo na Rue de l'Université, começámos a caminhar junto à margem sul do rio e em direcção à Pont Alexandre III. Quis muito meter esta ponte como passagem obrigatória porque há anos que a vejo no videoclip da música Someone Like You (da Adele) e achava que devia ser um pouco do coração de Paris. Não estava enganada e não desiludiu! Um pouco mais à frente, entramos na Place de La Concorde que é a maior praça de Paris e onde está localizada a Roda Gigante.

5 - Jardin des Tuileries
Fica no seguimento da Place de La Concorde e é conhecido por ser o jardim mais charmoso da cidade. Antigamente pertencia a um palácio e hoje é dos jardins mais bem cuidados e estimados pelos franceses.

6 - Chocolate Quente na Angelina
Impossível não fazer questão de experimentar o tão badalado chocolate quente da Angelina. Um salão de chá encantador e suepr fancy que fica sob as arcadas da Rue Rivoli (junto ao jardim anterior). Pedimos em modo take-away e foi a melhor ideia de sempre porque no meio daquele frio, acabou por ser um shot de energia e um aquecedor de mãos portátil. No entanto, preparem-se. Acho que foi o chocolate quente mais forte e denso que já alguma vez bebi!

7 - Macarons da Ladurée
Terminámos o nosso lanche quando subíamos a Rue de Castiglione na Ladurée. Novamente em modo take-away, perguntei quais os melhores e mais requisitados e trouxemos meia dúzia de macarons para saborear pelo resto do caminho. Claro que adorei, não fosse eu já apreciadora das imitações que encontro por Portugal desta iguaria francesa.

8 - Place Vendôme e Ópera Garnier 
Sempre a andar em direcção norte, passámos a Place Vendôme e a Ópera Garnier. A Ópera é sem dúvida de uma imponência brutal! Adorava um dia ir lá para ver um espectáculo!

9 - Galeries Lafayette
Estas galerias ficam na Boulevard Haussmann e são basicamente um centro comercial de 10 andares e de uma arquitectura linda. O seu slogan é "Ici, la mode vit plus fort" que significa "Aqui, a moda vive mais forte". Fiquei com pena de já não ter apanhado as decorações de Natal porque acabei por seguir imensas páginas nessa altura que me mostravam a árvore linda que lá existia. No entanto, não deixou de ter o seu encanto e achei o tipo de loja muito semelhante ao género que é o El Corte Inglés. Tudo bastante aberto, onde cada marca só se distinguia pelo seu logotipo vincado. Uma das melhores partes é poder subir ao terraço destas galerias e ter mais uma vista privilegiada sob Paris na qual se pode fazer: check! Tenham em atenção os horários porque a zona do terraço encerra ao público "cedo", principalmente no Inverno. 

10 - Bateaux-Mouches
Com muita pena minha, não conseguimos fazer este ponto. As cheias em Paris impossibilitaram os barcos de continuar a fazer os passeios. Até porque era impossível algum barco de altura razoável ainda conseguir passar por baixo de muitas das pontes. Fiquei triste porque era algo que gostava mesmo muito de ter feito e o preço era super acessível. Quando chegámos à zona de partida para tentar perceber se os passeios estavam mesmo inactivos, não encontrávamos a recepção. Agora imaginem porquê... estava submersa. Acabei por me rir da situação porque passei imenso tempo a jurar-lhe que não estava perdida e só podia ser ali e afinal não encontrávamos porque era impossível de ser avistada.

SITES E LINKS ÚTEIS PARA ORGANIZAR A VIAGEM A PARIS

Onde posso comprar a viagem de autocarro Beauvais - Paris? (AQUI)

Onde posso informar-me sobre os transportes em Paris e respectivos bilhetes? (AQUI)

Qual é o site que me diz qual o transporte que devo apanhar? (AQUI) 

Onde posso comprar os bilhetes para os passeios de barco? (AQUI)

1 comentário:

  1. Viajei contigo durante a leitura deste post, e por momentos senti-me feliz, porque senti-me em Paris a ver o que descreves :). Só me faltava aqui agora o chocolate quente e esses macarons que parecem divinais.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar

Copyright @ patricia. Blog Design by KotrynaBassDesign