18.2.18

Onde ficar em Paris? // Hotel Istria

Quando comecei à procura de quarto em Paris, preocupei-me... bastante. Estava tão contente por ter arranjado uma viagem tão em conta que queria um sítio onde ficar que seguisse a mesma linha. Comecei por procurar no booking e rapidamente percebi que os quartos em Paris são bastante caros. Para 3 noites o preço mais acessível que encontrava (160€) pertencia a quartos pintados de verde alface, com uma casa de banho por piso e comentários a dizer que jamais voltariam. Outro sítio onde encontrei quartos mais acessíveis (200€) era no bairro de Montmartre. Informei-me e pelo que pesquisei sobre esse bairro (onde está o Moulin Rouge) é um bairro boémio e de ambiente duvidoso quando se entra pela noite dentro (e às vezes não só). Risquei das opções.

Mais tarde influenciaram-me para pesquisar no Airbnb. Não sei se estão por dentro mas é basicamente uma plataforma onde cidadãos comuns podem alugar um apartamento ou um quarto da sua casa. O lado positivo desde tipo de aluguer é que muitas vezes temos acesso à cozinha e sempre poupamos algum dinheiro ao não comer fora. Penso que outro ponto distintivo também é o contacto mais directo e informal com a pessoa que nos está a alugar o quarto/apartamento e a ajuda que essa pessoa nos possa dar enquanto nosso anfitrião. Não contei no blog mas em Londres decidi fazer isso. Estive apenas 3 dias na capital e optámos por alugar um quarto pelo Airbnb e correu tudo mesmo muito bem. Só que também estava descansada por estar com alguém que conhecia Londres e saber que se acontecesse qualquer coisa, sempre havia o quarto em Cambridge dessa minha amiga.

Eu gosto do Airbnb mas tenho algumas dificuldades em confiar, principalmente quando procuro achados. Acho que quando uma pessoa está com um budget maior é uma óptima escolha porque pode ir para aqueles de qualidade média que já estão super comentados e parecem ser de confiança. Percorri a plataforma e voltei a encarar o mesmo problema: era tudo super caro ou em condições meio duvidosas. Eu não sou uma pessoa com requisitos muito exigentes no sítio onde fico e em ambas as últimas situações que viajei, dormi todas as noites no meu saco de cama. Mas há certas coisas que teimava em saber que ia encontrar: uma boa localização, um quarto acolhedor e confy com algum tipo de aquecimento e uma casa de banho (com secador) só para nós, que estivesse minimamente apresentável e asseada.

Uns dias depois falei com amigos que já lá tinham estado e eles recomendaram-me a zona perto do jardim de Luxemburgo. Uma reviravolta na minha pesquisa porque estava completamente focada em procurar um quarto na zona de Paris a norte do rio. Na altura parecia a escolha mais sensata porque era onde estava praticamente tudo onde queria ir e não tinha uma boa noção das distâncias. Eles disseram que era uma zona excelente e mostraram-me opções mais em conta e foi aí que eu encontrei o Hotel Istria, no bairro de Montparnasse.
Foi no booking que o encontrei e achei muita piada ao facto dos quartos estarem fora do hotel como se fossem pequenas casinhas. Super parisiense! Adorei a minha experiência pelo booking porque correu tudo super bem, o hotel era tal e qual (ou melhor) como nas fotos lá mostradas e nos comentários escritos.

O que eu mais gostei no Hotel Istria:

Localização - Acho que não podia estar melhor. Também achei muita piada ao bairro Les Marais e é onde se vê as opções mais giras de alojamento mas sinceramente acho que não trocava. Montparnasse é catita, está cheio de grandes avenidas e senti-me sempre segura. O metro (Raspail) era praticamente à porta do hotel e com uma linha excelente (por exemplo: deixava-nos na torre Eiffel em 6 minutos sem ser preciso mudar de metro). Havia imensos autocarros também! Foi óptimo porque eu não sou a pessoa mais fã de andar debaixo do chão e acabamos por descobrir muito mais da cidade viajando de bus.

Quarto - O quarto era pequenino mas completamente suficiente para nós os dois. A cama era super confortável e grande e o que mais me surpreendeu foi o aquecimento. Havia aquecedor, ar condicionado e aquecedor de toalhas na casa de banho. Foi uma experiência super confy!

Limpeza - Uma coisa que até não estava à espera era de ter a possibilidade de limpeza diária. Não estava nas opções a que tinha direito no booking então pensei que só voltariam a limpar o quarto quando fizéssemos o check-out. Não foi o caso, todos os dias depois de sairmos o quarto era limpo, as toalhas trocadas e aqueles produtos de higiene repostos.

Staff - Foram todos extremamente simpáticos e preocupados com a nossa estadia. Também aceitaram ficar a guardar as nossas malas na recepção no último dia para não andarmos carregados. O check-out era ao meio dia mas o voo era só ao final do dia e deu-nos imenso jeito para podermos aproveitar melhor.

O que eu menos gostei no Hotel Istria:

Internet
 - Houve alturas em que a internet era muito lenta. Não sei se era por estarmos naquelas casinhas lá fora porque na sala de estar da recepção estava normal e sem problemas, mas fiquei um pouco desiludida com isso. Muitas vezes só tinha acesso à internet no hotel e queria publicar algumas fotografias e estava beeem difícil.

Secador de cabelo - Aim. Enfim. Aquilo não era um secador, era uma ventoinha minúscula que só arrancava com muito esforço. Eu tenho imenso cabelo que não tem nada de fino e já demoro algum tempo a secar, com aquilo desisti. A sorte foi mesmo ter levado a placa de esticar e a estratégia que arranjei foi lavar o cabelo à noite e ir dormir com ele húmido. De manhã então alisava e estava pronta. Mas foi triste.

E pronto. Acho que esses pontos resumem bem a minha estadia. Como fizemos a reserva em Novembro (dois meses antes) conseguimos as três noites por 240€ mas antes de partir quando voltei a procurar - só para ver se havia diferença - o mesmo quarto com o mesmo número de noites (na mesma altura) e as mesmas condições estava por quase 500. Incrível como este negócio funciona! Procurem sempre fazer a reserva com bastante antecedência para conseguirem o melhor preço.

Não escolhemos a opção com pequeno-almoço incluído porque seria + 12€ por pessoa por um pequeno-almoço normalíssimo e sinceramente, acho que não compensa. A vida lá é mais cara mas há imensos mini mercados onde podemos comprar as coisas básicas e depois é sempre mais giro ir experimentar os croissants e as baguetes nas próprias pastelarias.

O facto de não termos cozinha foi um pouco limitador porque há imensas refeições que até poderíamos ter comprado e feito no forno mas para quatro dias acho que qualquer pessoa se consegue adaptar bem. Encontrámos uma pastelaria cheia de baguetes para refeição - com óptimo aspecto - que também se tornou a nossa melhor amiga e outro sítio onde nos socorremos e eu adoro é o Pret a Manger. Conheci em Londres e fiquei fã. Tem imensas opções saúdaveis a preços acessíveis e pratos que eles próprios aquecem lá e que sabem pela vida, principalmente quando se viaja com temperaturas baixas.

Se gostarem de chá, a última dica é levarem as vossas próprias saquetas ahah. Como vi que o quarto tinha um jarro eléctrico, levei logo algumas saquetas de chá verde e de camomila porque já é um hábito que tenho cá. Acaba por ser mais reconfortante e assim não acresce ao valor do quarto porque não usamos as que eles colocam lá.

Espero muito que este post vos venha a ser útil! Alguma dúvida ou ponto que possa não ter mencionado, estão à vontade para perguntar.