by patricia murteira

Pages

Search:

.

.

29.11.15

A Ponte dos Espiões


Mais um filme que todos devem ver. Gostei imenso e só fiquei ainda com mais vontade de saber mais sobre a Guerra Fria. Tom Hanks voltou a brilhar e também fiquei encantada com a prestação de Mark Rylance. De entre as várias citações que nos fazem reflectir no decorrer do filme, a "Would it help?" apesar da piada que lhe é inerente, é a que mais sentido faz em momentos que julgamos estar sob stress. 

Há coisa de um mês, numa noite de conversa cá em casa e assim por nenhum motivo em concreto, as alemãs abordaram este tema. Eu sabia o que tinha sido assim por alto mas sem grandes detalhes. Impressionou-me a forma como falaram como se tivesse sido ontem. Como se aquele acto que separou famílias por mais de um quarto de século, aquele acto bárbaro e egoísta de sentimentos, lhes tivesse passado pela pele. 

E a verdade é que entretanto passaram só 26 anos desde que o muro "caiu". Vinte e seis anos é um tempo relativo na mente de cada um. Se por um lado parece irreal que isto tenha acontecido numa época tão perto da minha, por outro, vinte e seis anos já me parece uma vida e quase meia e eu não quero pensar no que é estar vinte e oito anos separada da minha família. Se me dissessem que agora só com 49 anos é que ia voltar a ver a minha irmã, os meus pais, as pessoas que amo, eu nem sei bem como reagiria. 

Mas isso nem foi opção para as pessoas que estavam sob a República Democrática Alemã. Foram privadas de um dia para o outro de ver os seus e da sua própria liberdade. E talvez tenha sido mais esse lado histórico e emocional que podia ter sido melhor explorado no filme. Pelo menos na minha perspectiva de pessoa que ficou interessada por todas as histórias que esse muro quebrou e por todos os amores que intensificou de saudades. 

1 comentário:

  1. Não vi ainda mas estou bastante curiosa. É um tema que gosto de explorar.

    ResponderEliminar

Copyright @ the brunette lingerie. Blog Design by KotrynaBassDesign